A Mazda Motor Corporation anunciou que 6 dos seus modelos, com especificações para o mercado norte-americano, testados pelo Instituto de Seguros para a Segurança Rodoviária dos EUA (IIHS – Insurance Institute for Highway Safety), foram distinguidos com a classificação de segurança ‘Top Safety Pick+‘, a mais elevada desta organização sem fins lucrativos, tornando a Mazda no construtor automóvel a obter o maior número de prémios nesta avaliação (à data de Março último).
O IIHS avalia os comportamentos das viaturas em diferentes testes de colisão: frontal descentrada do lado do condutor e do lado do passageiro (embate ligeiro e embate moderado), lateral, teste de resistência do tejadilho e aos apoio de cabeça e bancos, numa simulação de um embate traseiro. São ainda avaliados o desempenho dos faróis e a prevenção de colisões frontais através dos sistemas de alerta de travagem automática e de colisão dianteira.
Seis modelos Mazda (Model Year 2020) – Mazda3 Sedan e Hatchback, Mazda6, Mazda CX-9 (produção posterior a Dezembro de 2019), Mazda CX-5 e Mazda CX-3 – actualmente à venda nos EUA, receberam a classificação ‘Top Safety Pick+’, a mais elevada atribuída por aquela organização. O Mazda CX-30 foi, também, distinguido com o prémio ‘Top Safety Pick 2020’ quando equipado com faróis específicos.
Em complemento, o IIHS reforçou que, entre todos os construtores de automóveis, a Mazda foi quem obteve o maior número de prémios ‘Top Safety Pick+’ de 2020, as mais elevadas classificações de segurança desta organização. Os resultados foram possíveis porque os modelos Mazda tiveram um bom desempenho, não só nas categorias de avaliação de comportamento em colisão, mas também nas categorias de desempenho de segurança preventiva, dispondo, de série, de faróis com características avançadas e sistemas de travagem de emergência automática com deteção de peões, visando atenuar danos ou evitar colisões.
A abrangente filosofia de segurança Mazda Proactive Safety baseia-se na compreensão, no respeito e na crença nas capacidades dos seres humanos. Com base neste conceito e acreditando que permitir ao condutor reconhecer corretamente os perigos, tomar decisões por ele próprio e operar um veículo são factores essenciais para a sua segurança e paz de espírito, a Mazda reviu os seus conceitos numa perspectiva abrangente ao veículo. Como resultado, todos os modelos da nova geração partilham uma série de funcionalidades que contam com uma enorme aceitação entre um vasto número de clientes, complementada por uma posição de condução natural que torna a condução menos cansativa, maior visibilidade para a frente facilitando a identificação de perigos e um comportamento dinâmico reactivo e previsível em qualquer situação de condução.
Para além disso, a gama de funcionalidades avançadas de segurança i-Activsense adopta uma abordagem centrada no ser humano, ajudando o condutor a reconhecer os perigos. Estas tecnologias incluem a travagem automática, para evitar ou mitigar colisões, e faróis adaptativos, que aumentam o nível de visibilidade, ajustando automaticamente a área e o alcance da iluminação, tecnologias cujo bom desempenho em termos de segurança preventiva ficou comprovado na última ronda de testes realizados pelo IIHS. O baixo peso da carroçaria Skyactiv-Body garante maior prazer de condução, ao mesmo tempo que a sua construção proporciona um excelente desempenho de segurança em caso de colisão, como ficou demonstrado pelos resultados obtidos nos diferentes testes do IIHS.
A Mazda continuará a investigar e desenvolver tecnologias de segurança que coloquem as pessoas em primeiro lugar, para que os clientes possam desfrutar, com maior tranquilidade, de um total prazer de condução.
Acrescente-se que também na Europa a Mazda tem alcançado as mais elevadas distinções de segurança, aqui atribuídas pela também independente Euro NCAP. O novo Mazda CX-30 foi, em Novembro último, o mais recente modelo da marca de Hiroshima a ver-se certificado com a avaliação máxima de 5 estrelas desta organização, complementando os também excelentes resultados antes alcançados pelo Mazda3 (Maio de 2019) e pelo Mazda6 (Outubro de 2018), registados de acordo com os actuais e mais restritivos critérios de avaliação da Euro NCAP.
Informações adicionais nos portais do U.S. Insurance Institute for Highway Safety, em https://www.iihs.org/ e da Euro NCAP, em https://www.euroncap.com/.