A Mazda Motor Corporation ultrapassou, neste 1º Trimestre do Ano Fiscal 2018-19[1], o recorde estabelecido há um ano em termos de volume global de vendas, ao comercializar um total de 403.000 unidades em todo o planeta, performance que representou uma evolução de 7% desse recorde de 2017.
A procura pelas propostas SUV/crossover da Mazda manteve-se forte em todo o mundo neste 1º Trimestre do corrente Ano Fiscal, processo complementado com a gradual introdução das mais recentes evoluções em alguns modelos – as gerações 2018 Mazda CX-3 e 2018 Mazda6 – já lançados em alguns mercados, respectivamente entre o final de Maio e o final de Junho. Quanto à evolução do Mazda MX-5, ele chegará à Europa a partir do final do Verão, prometendo dar um novo impulso aos volumes de vendas do 2º Trimestre[2].
Em termos regionais, a área ASEAN registou a maior evolução em volume de veículos neste trimestre compreendido entre de 1 de Abril e 30 de Junho, com as vendas a evoluir nadam menos do que 24% para 32.000 unidades, com um forte contributo do Japão (cresceu 19% em vendas, representando 49.000 unidades). Quanto à América do Norte, ali registaram-se os volumes absolutos mais elevados, com 116.000 unidades vendidas, um aumento de 9% face aos números do 1º trimestre do Ano Fiscal anterior. Na Europa***[3] (excluindo a Rússia), as vendas ascenderam a 59.000 unidades, 1% acima do volume desses mesmos três meses do Ano Fiscal passado, fruto de um forte crescimento em diversos mercados-chave, incluindo +4% no Reino Unido (8.000 veículos vendidos) e +27% em Espanha (6.000 unidades).
Este recorde de vendas elevou o volume de negócios aos ¥ 873.100 milhões (€6.720 milhões), resultando num lucro operacional de ¥ 33.100 milhões (€ 255 milhões) e um lucro líquido de ¥ 20.600 milhões (€ 158 milhões). Todos estes indicadores mantêm-se em linha com o plano de negócios que está definido[4].
As previsões para o presente Ano Fiscal, que terminará a 31 de Março de 2019, mantêm-se inalteradas, apontando-se a um volume global de vendas na ordem das 1.662.000 unidades, um lucro operacional de ¥ 105.000 milhões (€ 808 milhões) e um lucro líquido de ¥ 80.000 milhões (€ 615 milhões).
Dando continuidade à sua progressão através de iniciativas-chave, a Mazda lançou nos EUA, já em Julho, um programa de apoio aos concessionários, no qual se inclui a transformação da rede através de uma reforma do programa de incentivos e experiência de marca. Em consonância com a estratégia global, a Mazda planeia suportar o crescimento futuro e reforçar a sua rede com concessões de elevada qualidade.
Por outro lado, a Mazda está ainda a avaliar a totalidade do impacto das chuvas torrenciais recorde na sua produção, bem como qualquer efeito associado no planeamento de vendas e na performance financeira. Após a devastação causada pela precipitação recorde do passado mês de Julho, a produção no Japão viu-se interrompida entre os dias 7 e 11 desse mês, antes de ser retomada, por fases, a partir do dia seguinte.
[1] Ano Fiscal 2018-19 compreendido entre o dia 1 de Abril de 2018 a 31 de Março de 2019.
[2] O lançamento destas novidades em Portugal será comunicado oportunamente.
[3] EU, EFTA & Turquia.
[4] Fonte: Mazda Motor Corporation – “Resultados Financeiros Consolidados para o 1º Trimestre do Ano Fiscal que terminará a 31 de Março de 2019”. Cálculos em Euros segundo a fórmula €1 = ¥130