MOTOR SKYACTIV-X DISTINGUIDO COM O TROFÉU DE ‘INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2020’

Disponível em Portugal no novo SUV Mazda CX-30 e no também novo Mazda3 (Hatchback e Sedan), a nova e revolucionária mecânica Skyactiv-X viu-se premiada com o troféu de ‘Inovação  Tecnologia 2020’, atribuído durante a cerimónia ‘Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020’, acção em que se distinguiram as melhores propostas lançadas no mercado ao longo do ano passado. Fantástica conquista de engenharia da Mazda, o revolucionário motor Skyactiv-X reuniu a preferência dos jurados da iniciativa, que lhe atribuíram aquele que foi o primeiro troféu da noite, face às restantes novas tecnologias concorrentes, lançadas no mercado em 2019. Em representação das mais prestigiadas publicações (jornais e revistas, plataformas online, rádios e canais de televisão), o conjunto dos 19 jurados especializados na temática automóvel tomou a decisão assente, entre outros factores, na componente tecnológica deste inédito bloco a gasolina, que explora os benefícios da ignição por compressão dos motores diesel, já em comercialização. O troféu de ‘Inovação e Tecnologia 2020’ foi entregue a

Sandra Ferro, Directora de Relações Públicas da Mazda Motor de Portugal, por José Silva Pires, jurado da iniciativa e um dos mais antigos jornalistas automóveis nacionais. Para a responsável de comunicação da Mazda, “este troféu premeia todo o trabalho realizado pela Mazda em torno daquele que é, sem sombra de dúvida, um dos mais avançados motores do mercado, já disponível ao público, nos Concessionários Mazda, integrando a oferta mecânica dos Mazda3 e Mazda CX-30. É a prova da validade desta nossa opção de alcançarmos o motor de combustão  interna ideal, processo em que estamos cada vez mais empenhados. Fazemo-lo, como é nosso apanágio, desafiando as convenções, numa altura em que a indústria automóvel aposta noutro tipo de opções energéticas, alternativas que na Mazda também não estão a ser descuradas”.

A GAMA SKYACTIV-X EM PORTUGAL

O novo e revolucionário motor 2.0 Skyactiv-X (180 cv), bloco a gasolina que consegue operar segundo os princípios de uma unidade diesel, vem complementar a oferta de motorizações – 2.0 Skyactiv-G (122 cv) a gasolina e 1.8 Skyactiv-D (116 cv) diesel – que estava já disponível para o novo SUV Mazda CX-30 e para o familiar Mazda3 (Hatchback e Sedan).

Os novos Mazda CX-30 e Mazda3 Skyactiv-X estão disponíveis no mercado com transmissões manuais de 6 velocidades Skyactiv-MT (6MT) ou automáticas de 6 velocidades Skyactiv-Drive (6AT), numa gama que se alarga ainda a versões de tracção dianteira (FWD) e com quatro rodas motrizes i-Activ (AWD)[3].

Equipada com o motor Skyactiv-X, a gama do novo Mazda CX-30 divide-se, assim, em 25 versões (Evolve ou Excellence), equipadas com diferentes composições de packs de equipamentos ou items isolados. Os preços do Mazda CX-30 Skyactiv-X iniciam-se nos 33.605 euros da versão de entrada na gama, ascendendo aos 44.060 euros da versão com maior dotação de equipamento[4].

No caso do novo Mazda3 equipado com o motor Skyactiv-X, a gama Hatchback  divide-se em 14 versões (Evolve ou Excellence), complementadas com 4 versões Sedan (só Excellence), igualmente dotadas de diferentes composições de packs de equipamentos ou opcionais isolados. Os preços do Mazda3 HB iniciam-se nos 30.874 euros da versão de entrada na gama, ascendendo aos 36.900 euros da versão com maior dotação de equipamento. No caso do Mazda3 CS o intervalo de preços encontra-se entre os 34.325 e os 36.770 euros[4].

MOTOR SKYACTIV-X DISTINGUIDO COM O TROFÉU DE ‘INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2020’