Novo Mazda CX-30

A seguir ao lançamento do Novo Mazda3, o Mazda CX-30 é o segundo dos modelo de próxima geração da marca.
O SUV compacto insere-se num novo segmento de mercado para a Mazda. Com 4395 mm de comprimento, 1795
mm de largura, 1540 mm de altura e 2655 mm de distância entre eixos, posiciona-se entre o Mazda CX-3 e o
comprovado e bem sucedido Mazda CX-5, preenchendo os requisitos dos clientes que pretendem combinar as
dimensões compactas e urbanas do primeiro e o espaço e versatilidade do segundo.
O novo Mazda CX-30 apresenta os mais recentes desenvolvimentos da inovadora linguagem de design Kodo da
marca. Mantendo toda a vitalidade do conceito ‘Kodo – A Alma do Movimento’ original, esta interpretação mais
madura aponta agora para um estilo de maior prestígio através da elegância e rigor de uma estética minimalista
‘menos-é-mais’, inspirada nas mais puras tradições da arte japonesa e na beleza dos espaços entre os objetos.
O interior centrado no ser humano apresenta um espaço simples, arejado e aberto para os ocupantes e um posto
de condução confortável e ergonómico. O posto de condução, e o habitáculo em geral, combinam a excelência
ergonómica com a tecnologia de ponta, aplicando estes dois conceitos em tudo, da posição de condução ao
campo de visão, ao Interface Homem-Máquina (HMI) e à qualidade do equipamento áudio.
Tecnologias recentemente desenvolvidas, tais como o Mazda Harmonic Accustics de 8 altifalantes ou sistema
áudio premium Bose de 12 altifalantes, foram cuidadosamente integradas em materiais de qualidade superior, com
montagem e acabamentos meticulosos que ajudam a criar um ambiente interior de alta qualidade e um requinte
genuíno.
O novo SUV compacto apresenta todos os últimos desenvolvimentos da Mazda na nova geração Skyactiv-Vehicle
Architecture, que não só aproveita a capacidade de equilíbrio natural do ser humano para um controlo mais natural
e intuitivo do veículo, mas também proporciona uma diminuição, e melhor controlo, em termos de NVH (Noise,
Vibration and Harshness), oferecendo uma ‘qualidade única de tranquilidade’ em todo o habitáculo.
As tecnologias inteligentes, tais como o sistema de tracção integral (AWD) i-Activ que funciona em harmonia com o
G-Vectoring Control (GVC) para controlar a distribuição de binário entre as rodas dianteiras e traseiras, e tracção
dianteira com GVC-Plus, propiciam uma experiência de condução Jinba Ittai ainda mais envolvente.
A gama de propulsores apresenta as mais recentes gerações de motores Skyactiv a gasolina e diesel, incluindo o
Skyactiv-X¹ com a revolucionária tecnologia SPCCI – Ignição por Compressão Controlada por Faísca (Spark Plug
Controlled Compression Ignition), desenvolvida pela marca, que adota um método totalmente original de
combustão, de forma a combinar o desempenho de altas rotações de um motor a gasolina com a resposta linear
de um diesel.
Por último, a vasta gama de características de segurança activa i-Activsense do Mazda CX-30 inclui agora um
novo sistema de Monitorização do Condutor (Driver Monitoring), dotando o SUV compacto de mais uma solução
que oferece a todos os ocupantes uma experiência de condução segura e agradável.

TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA AVANÇADAS
A filosofia de Segurança Proactiva da Mazda orienta todos os esforços da marca em termos de pesquisa e
desenvolvimento de segurança. Conduz os avanços em todas as áreas, desde os aspectos fundamentais de
segurança, tais como a posição de condução, até aos recursos de segurança passiva e às inovações i-Activsense.
O Mazda CX-30 está equipado com diversas tecnologias de segurança criadas a partir destes programas de
pesquisa.
No campo da segurança activa, as funcionalidades i-Activsense do Mazda CX-30 incluem agora um sistema de
monitorização do condutor (Driver Monitoring) que observa o estado do condutor. Além disso, as novas tecnologias
de travagem automática ajudam a aumentar a capacidade de detecção omni-directional pretendida pela Mazda.
O desenvolvimento dos sistemas de segurança passiva baseou-se em estudos de características humanas e em
detalhes de acidentes reais, contribuindo para uma maior segurança em caso de colisão e na protecção de peões.
Em resultado disso, o Mazda CX-30 apresenta ainda maior capacidade para oferecer a todos os ocupantes uma
experiência de condução segura e agradável, contribuindo para alcançar uma sociedade livre de acidentes
rodoviários.
SEGURANÇA ACTIVA: I-ACTIVSENSE
O conjunto de avançadas tecnologias de segurança i-Activsense da Mazda, ajudam o condutor a estar mais atento
e a evitar potenciais perigos. O Mazda CX-30 está equipado, entre outros, com três características de segurança
activa recentemente desenvolvidas: os sistemas Driver Monitoring, Front Cross Traffic Alert (FCTA) e Cruising &
Traffic Support (CTS). Além disso, estão disponíveis em opção diversas funcionalidades i-Activsense.

Prevenção de acidentes e redução de danos
Smart Brake Support (SBS) De série
Smart Brake Support [Eixo traseiro] (SBS-R) Opcional
Smart Brake Support [Rear Crossing] (SBSRC) Opcional
Ajuda no reconhecimento de potenciais perigos
Faróis LED Adaptativos (ALH) Opcional
Controlo de Luzes de Máximos (High Beam
Control (HBC) De série
Monitor 360° Opcional
Front Cross Traffic Alert (FCTA) Opcional
Blind Spot Monitoring (BSM) De série
Rear Cross Traffic Alert (RCTA) De série
Lane Departure Warning System (LDWS) De série
Lane-keep Assist System (LAS) De série

Ajudas ao conductor
Sistema Traffic Sign Recognition (TSR) De série
Intelligent Speed Assistance (ISA) De série
Driver Attention Alert (DAA) De série
Driver Monitoring Opcional
Mazda Radar Cruise Control (MRCC) De série
Cruising & Traffic Support (CTS) Opcional

Monitorização do Condutor (Driver Monitoring)
O sistema utiliza uma câmara de infravermelhos e uma câmara de LEDs infravermelhos para observar o estado do
condutor durante a condução. Mais especificamente, o sistema monitoriza, em qualquer momento, se os olhos do
condutor estão bem abertos e o número de vezes que este pisca os olhos, bem como o ângulo e posição da boca
e do rosto, para determinar o nível de sonolência ou fadiga. O sistema monitoriza também a linha de visão do
condutor e o movimento dos olhos para determinar se o condutor está desatento.
Se o sistema avaliar que a situação se tornou perigosa, faz soar um alarme sonoro alertar o condutor.
As câmaras de infravermelhos e de LEDs infravermelhos estão montadas no interior da moldura do ecrã central, o
que permite ao sistema monitorizar o condutor de dia ou de noite sem ter a sua capacidade de vigilância obstruída
pelos movimentos das mãos do condutor ao manusear o volante. O sistema foi criteriosamente concebido para
emitir avisos sonoros somente quando necessário, de modo a não causar quaisquer incómodos durante a
condução normal.

Front Cross Traffic Alert (FCTA)
Num arranque com o veículo imobilizado, o sistema FCTA detecta outros veículos que se aproximem pelos
ângulos mortos dianteiros, do lado direito ou esquerdo do veículo, e alerta o condutor da presença dos mesmos. O
sistema utiliza radares laterais dianteiros para monitorizar as zonas diagonais dianteiras, à esquerda e à direita,
que o condutor não consegue verificar facilmente somente com o olhar. Isto ajuda a evitar uma causa comum de
acidentes, tais como quando os carros entram num cruzamento com visibilidade parcialmente obstruída.

O Cruising and Traffic Support (CTS) ajuda a reduzir a fadiga do condutor com a assistência no acelerador, pedal
de travões e manobras da direção em situações de engarrafamentos de trânsito. Quando activo, o CTS ajusta
automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância adequada ao veículo da frente. Também
assiste a direção para tornar mais fácil manter a posição na faixa adequada em curva. As vantagens do CTS são
particularmente eficazes e contribuem para uma experiência de condução mais segura, tranquila e confortável
quando é necessário efectuar pequenas correcções na condução em situações de engarrafamentos de trânsito.
Nas versões com caixa automática, o sistema funciona entre 0 e 60 km/h, e entre 30 e 60 km/h nas versões com
caixa manual.

SEGURANÇA PASSIVA
Carroçaria de Baixo Peso e Elevada Rigidez
O Mazda CX-30 beneficia de uma estrutura de carroçaria extremamente robusta e leve, cuja construção
compreende cerca de 30% de aço de ultra-alta resistência, a 980 MPa ou superior, e inclui a aplicação estratégica
de aços de classe de 1.310 MPa. Isto combina com um novo eixo perimétrico, novos pilares “B” igualmente
robustos e leves, e estruturas laterais traseiras que se deformam em “acordeão” para criar uma carroçaria
extremamente forte, capaz de suportar as forças resultantes de uma colisão, absorvendo eficazmente toda a
energia criada no impacto.
Medidas de Protecção em Colisões Frontais
A carroçaria utiliza uma estrutura de multidirecional, exclusiva da Mazda, e uma construção de linhas rectas.
Adopta também um feixe de perímetro que reduz a força do impacto gerada quando os componentes estruturais
do outro veículo entram em contacto com o Mazda CX-30 numa colisão frontal descentrada. Neste tipo de colisão,
onde ocorre uma pequena sobreposição com outro veículo ou obstáculo, o material utilizado nas extremidades
direita e esquerda do feixe do perímetro conduz, de forma efectiva, a energia ao longo das zonas multidirecionais
absorventes de energia. Esta acção combina com uma estrutura frontal deformável que recebe o primeiro impacto
e depois absorve, gradual e eficazmente, toda a energia resultante da colisão.
Medidas de Protecção em Colisões Laterais
A carroçaria foi construída para receber a energia de um impacto através de diversas direções e localizações,
contribuindo para minimizar a deformação do habitáculo e dispersar essa energia para a frente e para a traseira do
veículo. O Mazda CX-30 é o primeiro veículo Mazda em que foi adicionado material estampado a quente ao
material de reforço estriado antes de ambos serem montados em conjunto para dar forma ao pilar “B”. A maior
eficácia desta estrutura reforçada proporciona maior resistência e também reduz o peso final do veículo.
Medidas de Protecção em Colisões Traseiras
Em caso de colisão, as estruturas laterais traseiras estão definidas para se deformarem em forma de acordeão.
Isto torna possível duplicar a eficácia da absorção de energia face à estrutura utilizada anteriormente, sem
aumentar o peso, bem como alcançar elevados níveis de segurança em colisão, desempenho dinâmico e
economia de combustível.
Sistema de Airbags SRS
Além dos airbags frontais, de cortina e laterais dianteiros incluídos no equipamento de série, o Mazda CX-30 vem
também equipado de série, em todos os mercados, com airbag de joelho para o condutor. Anulando o movimento
para a frente do corpo do condutor em caso de colisão, o airbag de joelho contribui para reduzir as lesões nas
pernas, peito e abdómen do condutor.

Bancos dianteiros Concebidos para Reduzir Lesões no Pescoço
Foi possível reduzir o recuo dos bancos dianteiros, para a sua posição original, após uma colisão, através da
adopção de uma estrutura lateral concebida para absorver a energia. Esta solução reduz a probabilidade e
gravidade de uma lesão cervical, minimizando a quantidade de movimentos da cabeça, tórax e pélvis (bacia) que
ocorrem numa colisão.

Cintos de Segurança
Os bancos do condutor, do passageiro da frente e dos lugares laterais traseiros, estão equipados de série com
pré-tensores e limitadores de esforço que apertam o cinto de segurança assim que é detectada uma colisão,
libertando depois a pressão de forma controlada. Os veículos com as especificações para os mercados do Japão,
Europa, Austrália e China possuem também pré-tensores e limitadores de esforço nos cintos de segurança dos
lugares traseiros direito e esquerdo. Além disso, os apoios inferiores dos cintos de segurança dos bancos
dianteiros estão directamente ligados ao banco. Isto mantém uma folga consistente independentemente da
posição do banco, e permite que os cintos de segurança retenham mais rapidamente os ocupantes em caso de
colisão.

PROTECÇÃO DE PEÕES
Entre o capô e o motor foi concebido um espaço de absorção de energia para diminuir lesões ao nível da cabeça
de um peão, em caso de contacto desde com o capô devido a acidente. O interior da capô adopta também uma
estrutura de absorção de energia, com um formato de colunas paralelas, posicionado mais perto da superfície do
capô. A energia do impacto é absorvida de forma mais directa no momento inicial do contacto, difundindo-se
depois gradualmente, o que permite absorver a energia mais rapidamente.
Para reduzir a possibilidade de lesões nos pés de um peão, o pára-choques adota uma superfície em plástico com
pequenos reforços fixados na parte superior, juntamente, mais abaixo, com um reforço em plástico posicionado na
trave de perímetro. Esta estrutura suaviza o contacto com as coxas e as canelas, e permite, assim, reduzir as
lesões ao nível dos joelhos ou ligamentos causadas pelo dobrar das pernas.

Novo Mazda CX-30